Política

Com apoio de mais de 200 parlamentares, Congresso terá Frente LGBTQIA+ presidida por uma travesti

Erika Hilton ocupará a presidência da frente mista e a deputada federal Daiana Santos a vice.

Participante com a bandeira do arco-íris na frente do Congresso Nacional durante a 22ª Parada LGBTS de Brasília. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)
Participante com a bandeira do arco-íris na frente do Congresso Nacional durante a 22ª Parada LGBTS de Brasília. (Foto: Ernane Queiroz/Gay1)

A Câmara dos Deputados recebeu nesta quarta-feira (17) o protocolo de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania e dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+. A iniciativa é de autoria de Erika Hilton (PSOL-SP) e já conta, em seu lançamento, com o apoio de mais de 210 deputados e senadores.

Fundado no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, o colegiado buscará promover e defender os direitos da população LGBTQIA+ no país. Seus articuladores destacam que, apesar de as demandas apresentadas pelo segmento, o Congresso jamais aprovou uma lei voltada à defesa de seus interesses.

A presidência da frente mista será ocupada por Hilton, e a vice-presidência, pela deputada federal Daiana Santos (PC do B-RS), que se autodeclara como a primeira mulher lésbica e negra eleita pelo Rio Grande do Sul.

“É a primeira vez que uma frente parlamentar será presidida por uma travesti e vice-presidida por uma mulher lésbica, além de abarcar todos os segmentos da nossa diversidade. Isso nos permitirá pautar as especificidades de cada grupo de forma mais efetiva e abrangente”, afirma Santos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo