Starbucks vai doar lucro líquido das vendas do Pride Frappuccino para ONGs LGBTQIA+

A bebida comemorativa estará disponível entre 9 e 11 de junho como parte da campanha da marca.

A bebida comemorativa estará disponível entre 9 e 11 de junho como parte da campanha da marca. (Foto: Divulgação/Starbucks Brasil)
A bebida comemorativa estará disponível entre 9 e 11 de junho como parte da campanha da marca. (Foto: Divulgação/Starbucks Brasil)

Para celebrar o Mês do Orgulho, a Starbucks Brasil – operada pela SouthRock, empresa licenciada operadora das lojas no país – anuncia hoje o retorno do Pride Frappuccino de edição limitada a todas as lojas do país. Para apoiar a comunidade LGBTQIA+, o lucro líquido da venda do produto entre os dias 9 e 11 de junho será doado a organizações sem fins lucrativos em apoio à comunidade, como Casa 1 e Casa Florescer, em São Paulo, Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual, no Rio de Janeiro, Casa Rosa, em Brasília, Grupo Dignidade, em Curitiba e a ONG Somos, em Porto Alegre.

A receita escolhida para o Pride Frappuccino deste ano é o Starbucks Cinnamon Toffee Frappuccino do menu sazonal de outono, que combina a sutileza da canela com o sabor característico das castanhas caramelizadas. O lançamento do Pride Frappuccino coincide com a data da maior Parada do Orgulho LGBT+ do mundo, que acontece em São Paulo. A bebida está disponível ao longo do mês de junho, a partir de R$ 20,00 ou resgate por Starbucks Rewards com 70 estrelas.

“Desde o início, a Starbucks se propôs ser um tipo diferente de empresa, uma que não apenas celebrava o café e sua rica tradição, mas também promovia um sentimento de conexão entre as pessoas. Nas nossas lojas, prezamos pela criação de um espaço inclusivo e livre de julgamentos, onde todos podem ser eles mesmos”, diz Claudia Malaguerra, Managing Director da Starbucks Brasil. “No Brasil, somos orgulhosos de termos apoiado, desde 2018, organizações locais e seus projetos de inclusão LGBTQIAP+ por meio da doação do lucro das vendas de nossos produtos, incluindo o Pride Frappuccino, para ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero”, completa.

Além do Pride Frappuccino, a campanha de Pride da Starbucks Brasil contará com o Rainbow Cake – uma deliciosa receita com seis camadas de massa de baunilha nas cores do arco íris, recheadas de ganache branco e cobertas de chocolate meio amargo. Esta deliciosa novidade está disponível em fatias durante todo o mês de junho, a partir de R$ 19,90 ou resgate por Starbucks Rewards com 70 estrelas.

Rainbow Cake. (Foto: Divulgação/Starbucks Brasil)

Reforçando o apoio à comunidade LGBTQIA+, as lojas da marca no Brasil orgulhosamente receberão os clientes com a bandeira do arco-íris em suas fachadas. Em lojas selecionadas, também será vendida uma Tumbler comemorativa, a partir de R$125,00 ou resgate por Starbucks Rewards com 300 estrelas. Além disso, a SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no Brasil, promoverá um espaço especial para os partners (como são chamados os colaboradores) curtirem as festividades da Parada do Orgulho de São Paulo.

Os produtos da campanha comemorativa de Pride estarão disponíveis nas lojas da marca pelo país por tempo limitado ou até quando durarem os estoques e também podem ser adquiridos pelo aplicativo Starbucks Brasil.

Membros do programa Starbucks Rewards recebem uma estrela a cada R$3,50 gastos em produtos, para juntar e trocar por itens da loja, incluindo itens do cardápio sazonal. Por meio do aplicativo Starbucks Brasil, é possível antecipar pedidos e personalizar bebidas.

Apoio à comunidade trans

Nas lojas da Starbucks, todas as pessoas que pedem um café ou uma bebida têm o seu nome escrito no copo, seja ele qual for, sem questionamentos. Isso serviu de inspiração para o lançamento do projeto “Eu Sou”, em janeiro de 2020, em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Concebido pela VMLY&R para a Starbucks Brasil, o projeto oferece apoio jurídico e psicológico gratuito para partners (colaboradores) que desejam alterar seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o lançamento, mais de 100 partners e membros de ONGs parceiras da Starbucks Brasil tiveram seus nomes retificados. Com a permissão dos participantes, a jornada emocional do primeiro ano da ação foi registrada para dar ao público uma visão do impacto significativo do projeto. O vídeo ganhou o Grand Prix no Cannes Lions Festival em 2021 e, dois Effie Awards, além de outros reconhecimentos do setor.

Como extensão do projeto “Eu Sou”, em 2022, a SouthRock liderou mais uma iniciativa, dessa vez, focada em empregabilidade, dado que a comunidade trans historicamente tem menos oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. A ação, intitulada “I Am Working”, incluiu entrevistas de emprego e um programa de capacitação desenvolvido exclusivamente para membros da comunidade trans interessados em vagas disponíveis na Starbucks e nas outras marcas operadas pela SouthRock no Brasil.

O primeiro mutirão de entrevistas de emprego aconteceu no mês de abril de 2022 em São Paulo, na loja Starbucks da rua Haddock Lobo. Também premiada, a iniciativa “I am Working” recebeu bronze no Cannes Lions 2022.

Sair da versão mobile