Santa Catarina

Florianópolis recebe primeiro festival de arte drag de Santa Catarina

Se Monta Floripa acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, em diferentes palcos da cidade, trazendo o melhor da arte transformista produzida no litoral catarinense, fortalecendo debates e profissionalização drag.

Se Monta Floripa será realizado de 13 a 17 de setembro, com eventos emblemáticos na cena como o Bingo Drag Show e Drag Brunch Floripa.
Se Monta Floripa será realizado de 13 a 17 de setembro, com eventos emblemáticos na cena como o Bingo Drag Show e Drag Brunch Floripa. (Foto: Arquivo)

Florianópolis, conhecida como “Ilha da Magia,” se prepara para receber a primeira edição do aguardado festival “Se Monta Floripa” entre os dias 13 e 17 de setembro. O evento, organizado pela produtora de cultura LGBTQIAPN+ BAPHO, promete trazer à tona o melhor da arte transformista produzida no litoral catarinense, ao mesmo tempo em que fortalece debates e a profissionalização do cenário drag.

Nos últimos anos, o cenário drag tem se movimentado consideravelmente no Brasil, com artistas que conquistaram uma presença de destaque em diversos âmbitos da cultura. Florianópolis, com sua rica cena drag, tem desempenhado um papel fundamental nesse movimento, com a BAPHO Cultural atuando como um catalisador de visibilidade e reconhecimento para essas artistas.

O “Se Monta Floripa” se destaca por sua diversificada programação, que abrange uma variedade de eventos emblemáticos da cena drag. Alguns dos destaques incluem o “Bingo Drag Show” e o “Drag Brunch Floripa”. Além disso, o festival também oferece oportunidades para que o público conheça o trabalho de novas artistas no cabaré “TupiniQueens” e explore a crítica social apresentada em “As Desterradas”.

A Drag Suzaninha, uma das organizadoras do festival, ressalta a importância da criação desse evento. “Criamos um festival pensando na formação de plateia e na valorização das artistas drags locais. Florianópolis é hoje uma das cidades do país mais movimentadas quando o assunto é arte drag, e precisamos construir espaços para apreciação dessa cena”, afirma.

A programação diversificada do festival acontecerá em diferentes espaços localizados na região central da cidade, incluindo o Franz Cabaret, St. Claire, Teatro da Ubro, Madalena Bar e Casa Frisson. Um destaque especial será o cineclube, que exibirá o primeiro documentário sobre a cena drag de Santa Catarina, datado de 1997. A diretora e parte do elenco do documentário foram convidados para participar, prometendo um reencontro emocionante.

Mais de 20 artistas drags estão programados para se apresentar durante o “Se Monta Floripa”. O festival promete ser uma celebração vibrante e alegre da diversidade, destacando que “fervo é luta”. Através da valorização e apoio à cena drag, o evento reforça a importância da igualdade e da aceitação para a comunidade LGBTQIA+.

Para mais informações sobre a programação completa e aquisição de ingressos, visite o Instagram oficial do festival @semontafloripa ou acesse este link.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo