Política

General Heleno chama deputada trans Duda Salabert de ‘senhor’ durante depoimento na CPI

Parlamentar questionava ex-ministro do GSI sobre atuação no Haiti. Heleno disse que poderia levá-la à Justiça, e se referiu à deputada no masculino.

O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chamou a deputada transexual Duda Salabert (PDT-MG) de “senhor”, em depoimento à CPI dos Atos Golpistas, nesta terça-feira (26).

A fala foi durante os questionamentos da parlamentar ao depoente. Duda afirmou: “O senhor disse que a ditadura militar salvou o Brasil. O senhor coordenou a operação Punho de Ferro no Haiti, que resultou num massacre e morte de dezenas de crianças e mulheres. O senhor tentou impedir…”

Heleno interrompeu a deputada e disse que a fala não era verdade. Nesse momento, se referiu a Salabert no masculino: “Essa afirmativa. Eu estou querendo proteger vossa excelência. Isso é uma afirmativa mentirosa. Se eu quiser, eu vou para a Justiça, processo o senhor e boto o senhor na cadeia”.

Duda Salabert respondeu: “É a senhora! É a senhora. E não vai me ameaçar não. O senhor coordenou a operação Punho de Ferro no Haiti, que resultou num massacre”.

Essa é uma tática para tentar desequilibrar a parlamentar, o que não deu certo, pois Salabert contínuo com sua fala.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo