São Paulo

Justiça manda YouTube tirar do ar post homofóbico contra padre Júlio Lancellotti

Defesa do padre alegou que o humorista, que conta com 200 mil seguidores no Instagram, usa suas redes sociais para fazer comentários ofensivos a comunidade LGBTQIA+.

Justiça de São Paulo manda YouTube tirar do ar post homofóbico contra padre Júlio Lancellotti. (Foto: Reprodução)
Justiça de São Paulo manda YouTube tirar do ar post homofóbico contra padre Júlio Lancellotti. (Foto: Reprodução)

A Justiça de São Paulo determinou na última quinta-feira (7) que o YouTube tire do ar um vídeo em que o padre Júlio Lancellotti tem sua sexualidade questionada em forma de piada por um humorista que faz sucesso nas redes sociais. A decisão cabe recurso.

Trata-se do comediante Cassius Matheus dos Santos Soares, dono do perfil Ogro e Rústico nas redes sociais. Ao todo, ele conta com 50 mil inscritos no YouTube e 200 mil no Instagram.

A informação foi publicada inicialmente pelo Metrópoles. O Gay1 teve acesso à decisão, assinada pela juíza Melissa Bertolucci, da 27° Vara Cível do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

O advogado de Júlio Lancellotti, Nicholas Berro, fez a alegação de que Soares usava suas redes sociais para fazer comentários ofensivos a grupos minoritários, especialmente a comunidade LGBTQIA+, e assim ganhar popularidade.

Na postagem em específico, Cassius chegou a dizer que padre Júlio Lancellotti tinha “jeito de viadinho”.

Berro comentou também que o humorista rebaixou a honra do padre, usando palavrões e ofensas pessoais.

A magistrada concordou que Soares ultrapassou o limite de liberdade de expressão e apenas quis fazer uma ofensa gratuita para o padre, que tem um forte trabalho social em São Paulo.

“O requerido [Cassius] abusou do direito de manifestar livremente a sua opinião em pensamento, já que o fez com ofensas à honra objetiva e subjetiva ao padre”, disse Melissa em sua decisão.

O YouTube tem dez dias após a notificação para tirar os vídeos do ar, sob pena de multa de R$ 1 mil a cada dia de descumprimento. No fechamento desta reportagem, o vídeo já não se encontrava no ar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo