Política

Deputada Erika Hilton é escolhida a primeira líder parlamentar trans da história do Congresso

Erika vai liderar um grupo de 14 deputados do PSOL e da Rede. Ela sucede na função Guilherme Boulos, que vai se dedicar neste ano à campanha à Prefeitura de São Paulo.

A deputada Erika Hilton do PSOL em discurso no plenário da Câmara no dia 8 de março. (Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados)
A deputada Erika Hilton do PSOL em discurso no plenário da Câmara no dia 8 de março. (Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados)

A bancada da federação PSOL-Rede na Câmara elegeu nesta quarta-feira (21) a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) para o comando da liderança das siglas na Casa.

Ela será a primeira parlamentar trans a comandar um cargo de liderança no Congresso.

Erika vai liderar um grupo de 14 parlamentares, sucedendo o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que vai se dedicar neste ano à campanha à Prefeitura de São Paulo.

A escolha, segundo as siglas, ocorreu por aclamação durante a primeira reunião de bancada da federação.

Erika Hilton foi eleita para o primeiro mandato na Câmara em 2022. Ela e a deputada Duda Salabert (PDT-MG) são as primeiras parlamentares trans da história da Casa.

“Vai ter líder travesti. Muito orgulhosa se ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada. Pela 1ª vez na história uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidários”

A deputada afirmou que a escolha para a liderança dos partidos é uma “honra” e que terá o compromisso de defender pautas sociais.

“Ser escolhida para liderar a federação PSOL-Rede na Câmara neste momento é uma honra, mas absolutamente maior será a nossa responsabilidade frente às ofensivas da extrema direita e do centrão contra o governo Lula e a agenda política eleita nas últimas eleições, de melhoria na qualidade de vida e direitos das maiorias sociais, mas confiante na força da mobilização popular para nos auxiliar nesse período”.

Ex-líder da federação, Guilherme Boulos avaliou que a escolha da deputada sinaliza uma continuidade dos trabalhos do PSOL.

“Seu compromisso inabalável com um Brasil mais humano e solidário é a certeza de que Érika fará – como tem feito ao longo de todos esses anos – um trabalho brilhante em defesa do povo brasileiro e todas as minorias, que continuarão tendo na bancada do PSOL uma trincheira de resistência e luta por inclusão e justiça social”, declarou Boulos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo