Hoje, 6 de junho, é comemorado o Dia do Passivo, se referindo a pessoas que preferem ser penetradas durante uma relação sexual.
A origem do Dia do Passivo não é conhecida e nem se tem um motivo para a escolha dessa data. Mas quando pesquisado no Google, a plataforma usa um post do X, antigo Twitter, de 2023, como trecho de destaque.
Mas já que algumas pessoas estão adotando essa data para celebrar o Dia do Passivo, vamos aproveitar para destacar a diversidade e a importância da representatividade sexual na sociedade. A comemoração pode se tornar um marco significativo para a comunidade LGBTQIA+, já que reforça a visibilidade e o reconhecimento das diversas expressões da sexualidade.
Podemos usar o Dia do Passivo com o objetivo promover a compreensão e o respeito pela identidade e preferências de cada indivíduo, quebrando tabus e preconceitos que ainda existem em torno do tema. A data ainda pode buscar também educar a sociedade sobre a importância da aceitação e do apoio às diferentes orientações e práticas sexuais, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todas e todos, inclusive dentro da nossa comunidade.
Também podemos aproveitar da data para alertar pessoas que são passivas nas relações sexuais para a importância da saúde anal, que vão além da famosa “chuca” e uso de preservativos.
Então, Feliz Dia do Passivo!