Com o tema “Família”, o Calendrag 2025 reúne arte, diversidade e amor em um projeto que destaca a importância dos laços familiares na comunidade LGBTQIA+. Entre os destaques desta edição está a drag queen brasiliense Bessha Loka, que compartilhou a emoção de viver um momento especial ao lado de sua mãe durante o ensaio fotográfico.
“Foi emocionante. Ela assistia eu me arrumando e falava: ‘Que lindo, pode fazer em mim também?’. Fiquei encantada, foi uma troca de afeto repentina. Ainda bem que tenho eles, me apoiaram desde o início”, relatou Bessha, que mora em Samambaia Sul e é filha de pastores evangélicos.
Bessha foi uma das 13 artistas transformistas escolhidas para participar do calendário. Os ensaios, dirigidos por Christus Nóbrega e Victor Baliane, reuniram drag queens de diversas regiões do Brasil, como Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Uma homenagem à arte drag
Na capa do Calendrag 2025 está Isabelita dos Patins, uma artista argentina que vive no Brasil há mais de 30 anos e é conhecida por sua trajetória icônica na cena LGBTQIA+. Isabelita foi nacionalmente reconhecida em 1993, ao protagonizar uma foto em que beijava o então presidente eleito Fernando Henrique Cardoso na bochecha.
O lançamento oficial do Calendário aconteceu na quarta-feira (27), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento contou com a presença dos deputados distritais Max Maciel (PSOL) e Gabriel Magno (PT), além de representantes da comunidade LGBTQIA+ e do público geral.
Realizado pelo coletivo Distrito Drag, o projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e celebra sua 8ª edição. Este ano, 150 exemplares foram impressos e estão sendo vendidos a R$ 50 cada. Todo o valor arrecadado será destinado a instituições sem fins lucrativos que apoiam causas LGBTQIA+.
Mais que um calendário: um tributo à pluralidade
Inspirado na música “We Are Family” do grupo Sister Sledge, o Calendrag 2025 enfatiza que família é um conceito amplo e inclusivo. Desde 2018, o projeto já deu visibilidade a mais de 120 drag queens, consolidando-se como um marco cultural no Distrito Federal.
O calendário também atua como uma ferramenta de resistência e transformação social, destacando a importância da arte drag na promoção de representatividade e luta por direitos.
“Quando nós, pessoas LGBTQIA+, decidimos que seria família o tema do Calendrag, é porque nós estamos disputando o sentido e a narrativa do que é ser família na nossa sociedade. O que nós fazemos nesse calendário é exatamente mostrar o oposto, mostrar o contrário, é dizer que pessoas LGBTQIA+ não só existe, mas tem família”, destacou Ruth Venceremos.
Entre as artistas que integram a edição de 2025 estão Ah Teodoro, Avellaskis, Day Mahara, Gysella Popovick, Harley Pocstar, Leleko Diaz, Lysa Bombom, Orianna, Suzaninha, Soninha Tarja Preta e Cherry, além de Isabelita e Bessha Loka.