Mundo

Trump promete guerra transfóbica já em seu primeiro dia de governo

Presidente eleito dos EUA disse que banirá pessoas trans do Exército e de escolas do país.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fala em ato para jovens em Phoenix, no Arizona, em 22 de dezembro de 2024. (Foto: Rick Scuteri/AP)
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fala em ato para jovens em Phoenix, no Arizona, em 22 de dezembro de 2024. (Foto: Rick Scuteri/AP)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu “deter” o que chamou de “loucura transgênero” no primeiro dia de seu segundo mandato, que começa no fim de janeiro de 2025.

“Assinarei ordens executivas para acabar com a mutilação sexual infantil e tirar os transgêneros do Exército e das nossas escolas dos ensinos fundamental e médio”, disse o presidente eleito no AmericaFest, conferência em um ato para jovens conservadores em Phoenix, Arizona, no domingo (22).

Ele também prometeu “manter os homens fora dos esportes femininos”. “Será política oficial do governo dos Estados Unidos que haja apenas dois gêneros, masculino e feminino”, acrescentou.

Trump jogou, assim, lenha na fogueira de um debate que tem chacoalhado a política americana nos últimos anos.

Os estados controlados por democratas e republicanos se movem em direções opostas sobre as políticas voltadas as pessoas trans, como tratamentos médicos e quais livros sobre o tema são permitidos nas bibliotecas públicas ou escolares.

Uma “nova era” se aproxima com sua volta à Casa Branca, assegurou Trump, em meio às promessas que antecipou para seu segundo mandato.

“Em 20 de janeiro, os Estados Unidos virarão para sempre a página de quatro longos e horríveis anos de fracasso, incompetência e decadência nacional, e inauguraremos uma nova era de paz, prosperidade e grandeza nacional”, disse Trump, em alusão à sua posse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo