Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas chega à 25ª edição neste domingo
Encerrando o Mês da Diversidade, evento reúne diversas atrações e celebra os 30 anos do movimento LGBTQIA+ local.

As ruas do Centro de Campinas se preparam para receber as cores da diversidade neste domingo, 29 de junho, com a realização da 25ª Parada do Orgulho LGBT+. O evento, que encerra o Mês da Diversidade na cidade, terá concentração a partir das 10h no Largo do Rosário e promete uma programação extensa de shows e trios elétricos até as 22h.
Em sua edição de prata, que também comemora os 30 anos do movimento LGBTQIA+ local, a parada traz como tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”. O objetivo é lançar luz sobre o etarismo dentro e fora da comunidade, valorizar a história dos que vieram antes e lutar por políticas públicas que garantam um envelhecimento com dignidade.
“Apesar dos avanços já alcançados, ainda há uma longa batalha pela igualdade. Nosso tema visa conscientizar as pessoas sobre a importância dos mais experientes e da manutenção da história para promover mais políticas públicas para nossa comunidade”, comentou Douglas Holanda, Presidente da Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas.
Apresentado por Helloa Meirelles, Cris Negrini, Luma Montenegro e Iara Silva, o evento contará com os padrinhos Priscilla Drag e Ikaro Kadoshi, além de dezenas de artistas e DJs. Os trios elétricos percorrerão as principais avenidas do Centro, como Francisco Glicério, Moraes Salles e Anchieta, retornando ao ponto de partida para o encerramento.
Segurança reforçada
Para garantir a tranquilidade dos participantes, a organização e o poder público montaram um forte esquema de segurança. A principal novidade é a aplicação da Lei nº 16.718, sancionada em abril deste ano, que proíbe o porte e a venda de bebidas em recipientes de vidro em eventos públicos.
“A proibição de vidro já foi feita em outros eventos e deu muito certo. Isso garante que ninguém se acidente e também impede que, numa eventual situação de conflito, a garrafa se torne um objeto arremessável”, aponta Gabriel Rapassi, diretor de Cultura da cidade.
Além do efetivo da Guarda Municipal, a Associação da Parada contratou um número maior de seguranças privados para atuar na prevenção de furtos e desentendimentos. A Prefeitura também incentiva o uso do aplicativo “Celular Seguro”, do Governo Federal, para proteger aparelhos em caso de roubo. “A GM estará no local para proporcionar segurança para que os participantes possam aproveitar a festa com tranquilidade”, afirmou a comandante Maria de Lourdes Soares.
Serviço:
25ª Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas
- Data: Domingo, 29 de junho de 2025
- Horário: Das 10h às 22h
- Local: Concentração no Largo do Rosário, Centro de Campinas
- Percurso do Trio: Largo do Rosário > Av. Francisco Glicério > Av. Moraes Salles > R. Irmã Serafina > Av. Anchieta > Av. Benjamin Constant > Av. Francisco Glicério.
- Acesso: Gratuito.






