Mundo

Rob Jetten vence eleições na Holanda e namoro com atleta argentino vira ‘filme de romance gay’ da vida real

Líder centrista pode se tornar o primeiro premiê gay do país; história do casal é comparada a 'Heartstopper' e gera memes sobre 'dominação argentina'.

Nicolás e Rob Jetten assumiram o romance em 2023. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Nicolás e Rob Jetten assumiram o romance em 2023. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um jogador de hóquei olímpico argentino que se apaixona por um político holandês destinado a ser primeiro-ministro. Parece o roteiro de uma comédia romântica da Netflix, mas está prestes a se tornar realidade na política europeia. Rob Jetten, 38, líder do partido centrista D66 e abertamente gay, venceu as eleições legislativas na Holanda contra o Partido da Liberdade (PVV), de extrema direita.

Jetten agora lidera as negociações para formar um novo governo de coalizão — um processo que no país costuma levar meses. Se tiver sucesso, ele se tornará o novo premiê holandês.

O político é noivo de Nicolás Keenan, 28, que integra a seleção argentina de hóquei de grama e disputou as Olimpíadas de Paris em 2024. A história do casal rapidamente viralizou nas redes sociais, gerando comparações diretas com romances LGBTQIA+ de sucesso, como a série “Heartstopper” e o filme “Vermelho, Branco e Sangue Azul” — este último focado no romance entre o filho da presidente dos EUA e um príncipe britânico.

“Na Argentina, os fanfics se escrevem sozinhas. Eles são a nossa combinação de Heartstopper e Vermelho, Branco e Sangue Azul”, dizia um post popular nas redes sociais.

Como o casal se conheceu

A história do primeiro encontro do casal, em 2023, também chamou a atenção. Keenan e Jetten se conheceram por acaso em um supermercado na Holanda. O jogador argentino reconheceu o político de vídeos virais no TikTok de 2021, onde Jetten lia uma longa lista de mensagens homofóbicas que recebia, como forma de destacar a importância do Dia Internacional contra a Homofobia.

Embora Jetten possa ser o primeiro premiê holandês abertamente gay, sua orientação sexual teve pouca relevância durante a campanha. A Holanda foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, há 25 anos, quando o partido D66 de Jetten estava no poder.

“Dominação argentina”

Nicolás e Rob Jetten assumiram o romance em 2023. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Nicolás e Rob Jetten assumiram o romance em 2023. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Na Argentina, terra natal de Keenan, o relacionamento virou motivo de memes e brincadeiras sobre uma “dominação argentina” na Holanda. Isso porque o jogador não será o primeiro conterrâneo a ocupar um lugar de destaque no alto escalão do país: a atual rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta Cerruti, também nasceu em Buenos Aires.

“Estamos preparando tudo para incluir os Países Baixos como província, certo? Esperemos que o Uruguai não fique com ciúmes”, brincou um usuário argentino. “Conquistando a Holanda através do amor e da homossexualidade, como deve ser”, celebrou outro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo