Foto: Getty
Orlando Cruz saiu do armário em 2012.
A noite deste sábado pode quebrar um tabu histórico no boxe. Em Cardiff, no País de Gales, Orlando Cruz desafia o britânico Terry Flanagan pelo título da Organização Mundial de Boxe (WBO) do peso leve.
Foto: Getty
Orlando Cruz, pugilista portorriquenho.
Cruz, portorriquenho de 35 anos de idade, pode se tornar o primeiro campeão mundial de boxe fora do armário. Ele assumiu sua sexualidade em 2012, tendo vencido oito lutas e perdido duas desde então.
“Eu quero inspirar a comunidade gay ao me tornar campeão mundial no sábado. Todos têm me apoiado desde que eu me assumi. Tenho apoio da minha família, amigos e fãs”, disse Cruz, que estreia no peso leve depois de perder uma luta pelo cinturão dos penas em 2013.
“Quando olho para minha história, me dá esperança que mais pessoas irão se inspirar em mim para se assumirem”, completou.
Flanagan, o atual campeão, disse respeitar a orientação sexual de Cruz, já que sua irmã, Chelsea, é lésbica. “Eu me lembro bem quando ela assumiu. Ela passou por dificuldades, ela se assumiu na adolescência e se tornou uma pessoa melhor agora”, afirmou.
Flanagan jamais perdeu em 31 lutas como profissional.