Distrito Federal

Motorista transfóbico de aplicativo agride e expulsa transexuais no DF; veja vídeo

Homem teria se recusado a levá-las por serem transexuais. Uber suspendeu motorista.

Duas mulheres acusam um motorista de aplicativo de agressão e transfobia, em Brasília. De acordo com as passageiras, um motorista da Uber se recusou a transportá-las ao perceber que as passageiras eram transexuais.

Nas imagens gravadas com o telefone celular (veja vídeo acima), é possível ver que o homem saiu do volante, abriu a porta traseira e mandou que elas saíssem do veículo. Quando as duas de recusaram a sair e falaram que chamariam a polícia – porque ele estava cometendo um crime – o motorista agrediu uma delas e saiu do local.

O caso ocorreu por volta das 11h desta quinta-feira (6), na Asa Sul. Contatada, a Uber disse que “não tolera qualquer forma de discriminação em viagens realizadas em sua plataforma”. A empresa afirma que o motorista já foi punido.

“Assim que recebemos a denúncia, suspendemos o motorista do aplicativo.”

Motorista de Uber retira passageiras de carro, no DF, após perceber que eram mulheres trans. (Foto: Reprodução)
Motorista de Uber retira passageiras de carro, no DF, após perceber que eram mulheres trans. (Foto: Reprodução)

As duas mulheres trans registraram ocorrência na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) também acompanha o caso. Em nota, o órgão informou que “está tomando todas as providências e se colocou à disposição das duas mulheres” e que vai acompanhar as investigações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo