Mundo

Mauree Turner é a primeira pessoa não-binária eleita para a Câmara Estadual nos EUA

Ativista também faz parte da comunidade muçulmana. Na Câmara de Deputados, há nove pessoas LGBTQIA+.

Mauree Turner, representante não binária do estado do Oklahoma. (Foto: Reprodução/Facebook)
Mauree Turner, representante não-binária do estado do Oklahoma. (Foto: Reprodução/Facebook)

A assembleia legislativa do Oklahoma, nos Estados Unidos, vai ter a primeira pessoa representante não-binária, Mauree Turner (ou seja, Mauree não se identifica nem com o gênero masculino nem com feminino). Além disso, trata-se também da primeira pessoa muçulmana no legislativo estadual.

Turner, de 27 anos, derrotou a candidata do Partido Republicano, Kelly Barlean (nos EUA, a votação é distrital) nas eleições de terça-feira (3).

Em uma rede social, Turner disse que tem gratidão pela oportunidade que os eleitores deram, e postou uma imagem que dizia “o trabalho começa, o futuro é agora”.

Ela não foi a única pessoa LGBTQIA+ que conquistou um espaço inédito nas eleições deste ano.

O Senado dos EUA terá a primeira pessoa trans, os dois primeiros deputados homens negros declaradamente gays.

Na assembleia legislativa do estado do Tennessee, foram eleitos Eddie Mannis, um republicano gay, e Torrey Harris, um democrata que se identifica como bissexual.

De acordo com o LGBTQ Victory Fund, um fundo para campanhas de candidatos LGBTQIA+, só três estados, Alasca, Louisiana e Mississippi, nunca tiveram um deputado federal ou senador LGBTQIA+.

Em Nova York, o advogado Mondaire Jones foi o vencedor em um distrito nos subúrbios da cidade, e Ritchie Torres venceu no Bronx. Os dois se identificam como homens gays negros.

Com os dois, haverá nove pessoas abertamente LGBTQIA+ na câmara de deputados em janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo