Música

Daniela Mercury lança vídeo manifesto da canção ‘Apesar de Você’; assista

Música de Chico Buarque foi censurada em 1970. Vídeo de cinco minutos trás 35 manchetes de jornais que mostram os ataques aos direitos humanos.

Daniela Mercury lança vídeo manifesto em homenagem aos 50 anos da canção ‘Apesar de Você’ de Chico Buarque. (Foto: Arquivo/Celia Santos)
Daniela Mercury lança vídeo manifesto em homenagem aos 50 anos da canção ‘Apesar de Você’ de Chico Buarque. (Foto: Arquivo/Celia Santos)

Lançada – e censurada – em 1970, a canção ‘Apesar de Você’, de Chico Buarque, completa 50 anos em 2020. A música foi feita para confrontar o autoritarismo, a censura, os ataques às liberdades e aos direitos fundamentais durante o período da ditadura e até hoje é símbolo de protesto. O vídeo manifesto de cinco minutos tem a música ‘Apesar de Você’ como base e 35 manchetes de jornais que mostram os ataques aos direitos humanos, aos artistas, aos jornalistas, às minorias e à cultura.

E para celebrar essas cinco décadas, Daniela Mercury regravou a canção, já disponível em todas as plataformas de streaming. A capa do single é assinada por Adriana Varejão, uma das maiores artistas plásticas contemporâneas do mundo, que tem peças em coleções de instituições como Metropolitan Museum of Art, em Nova York, o Guggenheim Museum, de Nova York, o Tate Modern, em Londres, entre outros.

O vídeo manifesto tem direção de Bianca Lenti que divide o roteiro com Daniela Mercury. A produção ficou por conta do documentarista Belisario Franca, de Maurício Magalhães e de Malu Verçosa Mercury. A produção audiovisual é da Giros Filmes.

Confira:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo