São Paulo

Trans poderão retificar registro civil gratuitamente na Feira da Diversidade em SP

Ação da cervejaria Amstel será oferecido no dia 16 de junho no Largo do Arouche. Confira lista de documentos.

IV Caminhada pela Paz: Travestis e Transexuais, Nossas Vidas Importam. (Foto: Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)
IV Caminhada pela Paz: Travestis e Transexuais, Nossas Vidas Importam. (Foto: Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Uma ação da cervejaria Amstel vai disponibilizar cartório no Largo do Arouche, no Centro de São Paulo, para fazer a retificação de registro civil de pessoas trans gratuitamente. O serviço será oferecido no dia 16 de junho, durante a 20ª Feira Cultural da Diversidade, que integra a programação da Parada do Orgulho LGBT+.

As pessoas interessadas no atendimento precisam fazer um pré-cadastro, a partir do dia 13, pela internet. Quem se inscrever receberá o direcionamento para comparecer e apresentar todos os documentos necessários (confira abaixo a lista). A ação tem 100 vagas.

Os custos para a retificação de registro civil em São Paulo chegam a aproximadamente R$ 500. Em maio, a Defensoria Pública do Estado acionou o STF (Superior Tribunal Federal) para garantir a gratuidade desse processo a todas as pessoas, alegando que a cobrança de taxas implica em “descumprimento” de uma decisão anterior da Justiça que garante à população trans o direito de alterar o registro diretamente em cartórios.

Documentos necessários:

  • Certidão de nascimento
  • RG
  • CPF
  • Título de eleitor
  • Comprovante de residência

Parada LGBT+

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, uma das maiores do mundo, acontece em 19 de junho, a partir das 14h, com concentração na avenida Paulista. Neste ano, o evento tem como tema “Vote com orgulho – Por uma política que representa” e conta com atrações como Pabllo Vittar, Liniker, Gretchen, Luiza Sonza e Lexa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo