Mundo

Presidente do México chama deputada trans de ‘homem vestido de mulher’

Salma Luevano é a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no país. Ela é do Morena, o mesmo partido de Lopez Obrador, que depois pediu desculpas.

Salma Luevano foi a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no México. (Foto: Reprodução)
Salma Luevano foi a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no México. (Foto: Reprodução)

O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, pediu desculpas para a deputada Salma Luevano, a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no país por ter dito que ela é “um homem vestido como uma mulher”.

No fim de semana, Lopez Obrador encontrou Luevano em um evento e a cumprimentou com um beijo no rosto. Os dois são do mesmo partido, o Morena.

No dia seguinte, perguntaram a ele por que ele a cumprimentou dessa forma. Foi então que ele afirmou que a deputada é um homem vestido como uma mulher.

A frase foi muito criticada nas redes sociais. Diversos membros da comunidade LGBTQIA+ do México se solidarizaram com a deputada.

Ele finalmente pediu desculpas nesta terça-feira (9). Em uma entrevista coletiva, ele afirmou o seguinte: “Eu quero pedir desculpas para a colega que se identifica como mulher”.

A deputada publicou um texto na rede social X (Twitter) para afirmar que ela recebeu o pedido de desculpas: “Hoje, o presidente Lopez Obrador ofereceu um pedido de desculpas por ter errado meu gênero. Essa declaração é muito importante, porque torna a nossa luta de décadas visível. Eu sou uma mulher, e isso não é questão de discussão”, disse ela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo