Cultura

‘Bom crioulo’, romance de 1895 que retrata relação gay e inter-racial, ganha nova edição

Ainda polêmica depois de enfrentar preconceito em seu tempo, obra agora é acusada de homofobia e racismo.

Acusada de racismo e homofobia, "Bom crioulo" ganha nova edição. (Foto: André Mello)
Acusada de racismo e homofobia, “Bom crioulo” ganha nova edição. (Foto: André Mello)

POR BOLÍVAR TORRES

Pornográfico, complexo, asqueroso, fascinante, racista, pioneiro — as reações dos críticos e estudiosos ao romance “Bom crioulo” costumam ser contundentes. Mais de cem anos depois de seu escandaloso lançamento, poucos saem indiferentes de sua leitura. Mas, se uma nova edição do clássico de Adolfo Caminha chega agora às livrarias num Brasil muito diferente daquele de sua primeira publicação, permanece a polêmica em torno de sua premissa.

Considerada uma das primeiras representações de uma relação do mesmo sexo e inter-racial da literatura brasileira, a história de amor entre o marujo negro Amaro e o grumete branco Aleixo é tida tanto como uma referência positiva quanto negativa nos movimentos LGBT e negro. Se na época foi vítima do preconceito de seu tempo, agora a situação se inverteu: é acusado de racismo e homofobia.

Embora elevado à condição de clássico e anualmente incluído na lista de vários vestibulares, o romance do autor cearense, morto aos 29 anos em 1897, ainda exige edições e contextualizações cuidadosas. O volume da Todavia, que acaba de sair, vem acompanhado de introdução do historiador americano James N. Green e posfácio da pesquisadora catarinense Regina Dalcastagnè, que iluminam os problemas e virtudes do livro.

“Não tem sentido trazer um livro desses, com a eletricidade dele, sem estar bem preparado para o debate”, defende o editor Leandro Sarmatz, da Todavia.

A “eletricidade” de “Bom crioulo” o acompanha desde 1895, ano de seu lançamento, quando foi chamado de “grosseiramente imundo” em uma crítica do escritor Valentim Magalhães. Embora tenha vendido relativamente bem (5 mil cópias), só ganhou nova edição nos anos 1930. Dessa vez, foi a Marinha que se revoltou ao ver a homossexualidade associada à instituição. Banido no Estado Novo, voltou às livrarias em 1950. Nos anos 1980, virou objeto de estudos de literatura LGBT. Mas a representação problemática dos personagens também começou a incomodar os críticos, e o livro ganhou pecha de racista. O que era pioneiro virou, para muitos, arcaico.

O escritor Adolfo Caminha - 1867-1897. (Foto: Reprodução/Internet)
O escritor Adolfo Caminha – 1867-1897. (Foto: Reprodução/Internet)

Caminha era influenciado pelo naturalismo, movimento que buscava demonstrar, na literatura, as teorias científicas sobre o comportamento humano. Sob a perspectiva do que era considerado ciência na época, o livro trata de questões como as condições dos marinheiros, os problemas raciais e a vida insalubre nos bairros pobres da cidade. Amaro é um escravo foragido que encontra refúgio na Marinha, onde é constantemente maltratado. Lá, apaixona-se por um jovem grumete branco e loiro, Aleixo, que o autor descreve como “efebo”. Os dois vão viver juntos numa pensão em uma área miserável do Rio, mas a dona da pensão seduz Aleixo.

Dotado de uma força muscular incomum, Amaro é quase sempre retratado de forma animalesca e sub-humana, com comportamento errático e violento. O homoerotismo também aparece como um desvio. Alguns trechos causam muito incômodo, como quando Amaro se desespera diante da “brancura láctea e maciça da carne tenra” de Aleixo e “dentro do negro” rugem “desejos de touro pressentindo a fêmea”.

Mas, assim como o livro pode espelhar o racismo e a homofobia do seu tempo, consegue ser “mais complexo do que isso”, escreve Green em seu prefácio . Ele lembra que o retrato de Amaro é ambíguo, e o autor também lhe dá qualidades, como a gentileza e a disposição para o trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo